quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

e essa tal de função social...


Tenho que confessar, desde de o dia em que vi esse tal de "Vilanova Artigas" (até então um desconehcido pra mim), num documentário sobre a sua volta como professor a Fau/Usp, falando sobre essa tal "Função Social do Arquiteto", que me pergunto:
que diabos de função sococial é essa!!!
Procurei literaturas sobre o assunto. Mas nem assim consegui saciar minhas inquietudes. Uma coisa é certa, aprendi a respeitar e adimirar esse mestre da arquitetura brasileira. No livro "Depoimentos de uma Geração - Arquitetura Moderna Brasileira", um texto de Vilanova, onde ele coloca da seguinte forma a postura que nós arquitetos (ou não) devmos ter:

"É claro que precisamos lutar pelo futuro do nosso povo, pelo progresso e pela sociedade dando a esta missão o melhor dos esforços pois é à medida que, pela participação na luta ao lado do povo, compreendermos seus anseios, fizermos parte dele, que irempos criando espírito crítico para afastar o bom do inútil na Arquitetura, que atingiremos a "espontaneidade nova" que criará como interpretação direta dos veradeiros anseios populares.

Mas é claro, também, que a ligação entre os arquitetos e as massas populares não se estabelecer, não se organizar, enquanto a obra dos arquitetos não tiver a suma glória de ser discutida nas fábricas e nas fazendas, não haverá arquitetura popular.

Até lá...uma atitude crítica em face da realidade."

Arquitetura Popular...será isso que me motiva ??? Se meu ofício é mesmo importante, quem será que precisa de mim? de você???
Será essa a nossa função social?
Ããããnhhhhh.......rs

3 comentários:

  1. leandro, vc tem um blog!

    ah, adorei o arqui-chato..só poderia ser vc mesmo! hehehe

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei garoto! Queria escrever aqui, mas só agora que deu, hehe
    Cara, sobre a função social do arquiteto, acredito que precisamos sempre estar alerta sobre o que acontece por aí, como as pessoas vivem, e porque elas tomam determinadas atitudes e não outras, não apenas baseando as nossas observações em comparações com lugares consolidados como adequados ou bem sucedidos, afinal não existe apenas uma solução para cada problema a ser resolvido. A função social acho que vem quando o arquiteto está comprometido em criar ambientes capazes de alcançar a realidade de onde se encontra, mas trazendo algo mais, bom, é que lembrei de uma frase de um professor da USP, o nome dele é Agnaldo Farias, e ele diz que "o artista é aquele que rompe a anestesia", acho que o arquiteto tem que romper a anestesia, mas sem ir além da capacidade de compreensão das pessoas, assim como não deve ficar aquém.
    E por agora, tenho achado isso muito difícil, mas tá valendo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:32 AM

    Genial dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

    ResponderExcluir

ありがとうございました [Arigatōgozaimashita] MUITO OBRIGADO