quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Haja opnião !!!


Existe coisa mais democrátoca do que um debate???

Franco, justo e com respeito, estes são capazes de definir conceitos, de fomentar discursos, de mudar atitudes...Em arquitetura não poderia ser diferentes. A história é testemunha de como as "linguagens arquitetônicas" foram construídas, como se firmaram e como desapareceram...

Amo Vitória, e entristece-me quando ouço falarem que aqui não se produz arquitetura, quando vejo as propagandas dos novos emprendimentos imobiliários na tv, quando leio os artigos de domingo no caderno de imóveis, e quando sento num buteco de esquina e não vejo mais do que 5 amigos dispostos a beber e a falar de nossa cidade, de nossa arquitetura, do nosso papel.

Luiz Paulo Conde, em "Arquitetura Brasileira Após Brasília - Depoimentos", traz da seguinte forma:

" Encerrada essa pequena digressão histórica, devo colocar que durante o meu tempo de estudante, começamos a descobrir outros valores da arquitetura participando, na faculdade, de debates sobre a arquitetura orgânica. Houve também uma entrevista do Bruno Zevi na qual ele criticava demais Brasília e a arquitetura brasileira. Se formaram correntes na faculdade de arquitetura, eram os orgânicos e os não-orgânicos, os racionalistas. Discutia-se muito o formalismo da arquitetura brasileira, havia um embrião de discussão das tendências da arquitetura brasileira e também uma certa intuição por parte dos estudantes de que não seria possível continaur naquele caminho. Nós achavamos aquele repertório esgotado. Então começou-se a discutir outros caminhos e outras possibilidades.

Penso que o fator que marcou o começo da década de 60 foi a queda de certos dogmas e a aceitação mais aberta da arquitetura, sem tanto parti-pris. Isto se deu em função de debates que me parece aconteceram em quase todas as escolas de arquitetura no Brasil nessa época. Essa descoberta de outros caminhos, de outas tendências na arquitetura e a preucupação do arquiteto com o planejamento urbano marcaram o início de uma discussão mais ampla."

Será que a máxima: Conversando a gente se intende será verídica???

Se for beber me chama.....rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ありがとうございました [Arigatōgozaimashita] MUITO OBRIGADO