quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Viva a arquitetura!!!!!!

Que saudade....há tempos não posto no blog...não falo de arquitetura...mas como toda mente questionadora, não posso me mostrar inerte a tudo que ouvi agora a pouco....


a orla de camburi, ou uma parte dela, está em obras, e os equipamentos de apoio aos usuários, os qiosques, ainda nem estão definidos.


Digos isso, pois, a Prefeitura de Vitória depende dos pareceres dos Ministérios Público federeal e dos órgãos ambientais competentes aprovarem o "novo" projeto.


Escrevo hoje, com certo conhecimento de causa. Sem querer, numa das minhas folgas escolares (rs!) , deparei-me como uma enorme estrutura branca, planada sobre as areias de cambú - para os íntimos né. Longe de ser um OVNI, todo aquele aparato era uma consulta que a Prefeitura fazia a populção capixaba, vitoriana, ou que ali transitava, uma consulta sobre a nova urbanização da orla. Lógico, se comparada as pedrinhas portuguesas, e os quisques sujos e descaracterizados que existiam, a tarefa não seria difícil.


Um tempo depois, esse mesmo projeto foi apresentado lá. No centro da prepotência capixaba: o CEMUNI III. Obviamente as críticas forma muitas, inclusivces minhas, mais pelo carater elitista que se procurava. Isso mesmo, cambú do alto de sua magnitude paisagistico-ambiental ganharia melhorias para acolher aquela população que se encontrava afastadas das areias. Vitória não teria um piscinão de ramos, mas ansiava o nascimento do leblon (desculpem qualquer erro socio-geográfico mas não conheço nada do Rio ok?!).


Segregação?!?! Mais ?!?! Será que as cidades brasileiras já não o são o suficiente? democracia é votar de 2 em 2 anos?...Como diria o sabio profeta carioca (o grande m]Marrentinho Carioca): Fala sério, ai!


A esperança é a última que morre. A minha, ta na UTI.


Hoje ouvi da boca do secretário de desenvolvimento da cidade (minuscula mesmo) e de um procurador da união que PRAIA não tem que ter nada, além de calçãdão.Como assim?. O "novo" projeto de cambú, denominado G4 - Geração 4, terá apenas 07 módulos de alimentação. Uma média de 300 a 500 metros uns dos outros. 07! Ressalatndo que anteriormente tinhamos uns 20.


Putz....


Ta ficando muito grande isso aqui....Tem assunto mais mais um post....



Não posso deixarde falar das Olimpíadas de Pequim (2008). Pode e deve ser constestada, mas quanta "bunitezaaaa". Lindo! O Destaque vai para o Beijing National Stadium, ou, o Ninho do Pássaros. Ontem enquanto assistia ao Homem Aranha 3, passva no NGN, um documentário sobre a construção do estádio. Exepcional! O momento em que eles retiram as últimas escoras do "ninho", sem saber se eralmente ele vais se suportar...aquela tensão...muito manero, pra no fim, dar td certo. A linguagem contemporânea que os chineses imprimiram em suas arquiteturas é de arrepiar.
E O Brasil?!...
Tá de parabéns...afinal 15 medalhas, são melhore do quye 10 (Atenas, 2004). Na minha teoria a ZICA tava solta. Ou vocês acham que Copa do Mundo e Olimpiadas no Brasil iriam passar despercebidas pelos Deuses do Olimpo????. Se todos os ouros esperados (volei masc, futebol masc. e fem., diego hipólito, rodrigo pessoa, voleis de praia; faz as contas agora!) teríamos ficados entre as 10,ou 15, forças do esporte mundial. O Brasil? Força mundial do esporte? Com o tanto que se investe aqui....
Brasileiro tem que parar de achar que prata e bronze são deméritos, e valorizar o esforço e a entrega dos nosso heróis. Talvez mais importante que fim sejam os percursos, pra quem tem sabedoria para observa-los nas minucias.

Carpe diem.

2 comentários:

ありがとうございました [Arigatōgozaimashita] MUITO OBRIGADO