quinta-feira, 25 de julho de 2013

premio da arquitetura capixaba - archichatus award

caramba, o tempo passa muito rápido. o tempo voa.
primeira postagem de 2013, e já passamos da metade do ano. mas vamos lá. blogar, pra mim, é aquele prazer insubstituivel, por mais que a terra gire, nada o substitui. 

so, go on! [então, vamos lá!]
acho que la pelo ano 2001 o espirito santo tinha uma revista de arquitetura, a imagem urbana. como toda revista de arquitetura, ela vinha recheada de arquitetura capixaba. a ideia de uma revista local também é uma daquelas ideias que não saem da minha cabeça, anotem, um dia chegamos lá! enquanto isso, por que não aproveitar este espaço para publicar os prédios que me comovem, aqui na grande vitoria?  
não tenho plantas, nem cortes, nem vistas, nem notas do autor....tenho fotos. 
e aceito sugestões. 




obra 01 - essa casa já não existe mais. deu lugar ao estacionamento do restaurante ao lado. minhas fontes, vai se saber se são seguras, disseram que esta casa pertenceu a um arquiteto, que a construiu no tempo em que podia ver o mar da praia da costa. nas minhas idas e vindas pcosta-jcamburi, o que me chamou atenção foi a moldura de arestas arredondadas, da porta principal. confesso que o aspecto de abandono também chamou bastante a minha atenção. (esquina entre av. hugo musso e r. ceara)


obra 02 - essa casa fica na av. champagnat, e o interessante dela é o telhado uma agua, a fachada revestida com pedra e com as esquadrias de madeira, venezianas,...
a av. champagnat tem muitas casas remanescentes, e confesso que muitas delas me interessam. na maioria destas casas o terreno esta em declive, e por mais que existam variaçoes da forma, elementos como os revestimentos em pedra ou ladrilhos, esquadrias/venezianas em madeira, se repetem. 


obra 03 - edificio comercial localizado na rua henrique moscoso. a solução inusitada da fachada em plano inclinado e com o recorte organico se destacam dos demais edificios do entorno.


obra 04 - esta casa fica na rua desembargador augusto botelho na praia da costa, principal bairro de vila velha para os grandes edificios residenciais. o telhado embutido, as linhas retas da fachada, as venezianas em madeira na cor branca e a composição dos azulejos verdes determinaram a premiação (minha premiação) a esta residencia.

parabens a quem as projetou. parabens a quem contratou os projetos. com certeza nossa cidade ficou mais bonita.

[obrigado google street view por possibilitar a brincadeira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ありがとうございました [Arigatōgozaimashita] MUITO OBRIGADO