sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

as cidades e o amanhã

“Se planejamos para um ano, plantamos arroz. Se planejamos para dez anos, plantamos árvores. Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas.”


Quando me deparei com essa frase, de repente, a lamparina se acendeu em minha mente. Talvez uma das reflexões pelas quais passa um estudante finalista de urbanismo [e arquitetura] seja: qual operação urbana posso fazer pra melhorar a qualidade de vida da minha cidade???

Os problemas urbanos são muitos, mobilidade, infra-estrutura, lixo, qualidade ambiental, serviços, etc. O que amplia a nossa capacidade de projetar sobre o espaço urbano existente, sobre os desafios existentes.

A regra do capitalismo, e da cidade capitalista, é a lei da oferta e da procura. A cidade existe para oferecer as condições materiais necessárias aos seus cidadãos, mais do que existir, de ser feliz. Como a constituição americana diz: o direito a ir em busca da felicidade. A condição de cidadão de pertencer a comunidade, de se sentir inserido, respeitado, notado e útil.

Ainda não posso provar [quem sabe o dia em que for um doutor]. Mas acredito que para construirmos melhores cidades, devemos plantar pessoas. Bons frutos. Sei que o trabalho é demorado, longo. Mas como todo bom brasileiro [e como o Ronaldo!] eu não desisto. Não paro nem de sonhar. Construir cidades eu aprendi, mas preciso mesmo é me especializar em construir pessoas, cidadãos urbanos. 

Nota: O título do filme "À Procura da Felicidade" foi tirado da constituição americana. Escrita em 1776, o texto diz: "Todos somos iguais, e temos os mesmos direitos... A Vida, Liberdade e à procura da Felicidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ありがとうございました [Arigatōgozaimashita] MUITO OBRIGADO