terça-feira, 21 de dezembro de 2010

brincando de sebrae...


não sou especialista em marketing e vendas, mas como um bom curioso tenho alguma noção.

hoje, enquanto voltava da casa do papai noel - das compras de natal - me deparei com uma situação que, quando se repete, me traz pensamentos que despejarei aqui, hoje.
situação: aqueles ambulantes que entram no onibus e ao invés de oferecerem o produto, destacarem as características positivas, que nos fariam compra-lo, que conquistariam a qualquer cliente...mas não.

erro 1: apresentação pessoal.
erro 2: comunicação e abordagem ao cliente.
na maioria das vezes, os ambulantes entram no ônibus e parecem suplicar nossa atenção e que suas vidas dependem daquela venda. isso pode até ser verdade mas não precisa ficar explicito.

a lição maior seria: vocês não estão pedindo. vocês estão trabalhando, são vendedores, são empreendedores. existe uma grande diferença entrem esmolar e vender, portanto; VENDAM!!!

sejam educados, corteses, e dentro das possibilidades tenham a higiene em ordem. deem bom dia, e educadamente ofereçam o que tiverem as pessoas. não precisam alterar a voz, quanto mais ameno forem, melhor.

tratamento individual também aproxima a relação do vendedor com o cliente, e é muito melhor do que alguém que grita com uma multidão.

bom, seguindo o mínimo de conhecimento e o bom censo tradicional, estas são as minhas dicas. certamente há outras, mas o importante é ser melhor a cada dia. boas vendas e força na peruca!!!!




Um comentário:

  1. Muito instrutivo, pode ser um recurso para solictar patrocínios e redigir textos de editais!!! rs

    ResponderExcluir

ありがとうございました [Arigatōgozaimashita] MUITO OBRIGADO