Caro e barato são sempre questões de referência.
Mais caro do que o que? Mais barato do que o que?
Os jornalistas televisivos capixabas não tratam a questão desta forma. É só uma câmara de vereadores sinalizar um aumento de salários - que beneficiará os eleitos da próxima eleição - que estas comparações são destacadas ao máximo.
Mas a perguntar que a maioria da população não sabe responder é: qual a função do vereador por município? Que ele ganha muito, isso todos já sabem.
Por mais que as leis brasileiras sejam defasadas, são elas que regulam o funcionamento do nosso estado. E, por lei, as câmaras podem utilizar até 5% da arrecadação do município. E se o aumento dos salários dos vereadores esta dentro desta margem, é legal; mesmo que não seja moral.
Então, legalmente falando, sim, eles podem.
Um conselho grátis - que uso diariamente pra mim mesmo:
"temos que enxergar além do aparece, ver o contexto, a história, o sentimento, o que há por detrás."
Não digo que eles mereçam, talvez sim, talvez não, mas prefiro me conscientizar que a discussão deve ser outra - o verdadeiro papel dos vereadores, deputados,...
Informação nunca é demais, e opinar com a certeza da pesquisa bem feita é muito melhor.
#ficadica
P.S.:Na verdade este post era sobre a discussão do momento, na RMGV, que foi o custo dos quiosques da Praia de Camburi [20º16' S 40º17' O], tratado, da mesma forma, superficialmente pelos jornalistas capixabas. Fica pro próximo POST.