segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Arquitetura e Religião




Uma vez ouvi na sala de aula o professor comparar o arquiteto à Deus. A primeira impressão parece prepotência, mas com o tempo consegui montar melhor minha compreensão a respeito dessa heresia (rs!). Deus enquanto criador de tudo e de todos, enquanto soberano de nossas (ou vossas) ações, pensamentos e necessidades...
Arquiteto tem disso.
Pensa que sabe de tudo. Esse é o preço do conhecimento multidisciplinar.
Dependendo de nossas ambições, do poder que podemos deter, nossas interferências na rua, na cidade, e pq não no mundo...só seja comparada a uma Intervenção Divina. Talvez não somos tão justos, compreensivos e perfeitos como Ele, mas seria bom q todos compreendessem o quão importante é o nosso papel....
Por outro lado, é engraçado vermos a quantidade de arquitetos ateus, agnósticos...se o "poder" esta em minha (nossas) mãos, pq esperar que algo - lê-se: providência divina - inexplicável aconteça?????
O que me intriga ainda são os arquitetos religiosos (ou ao menos dizem ter religião). Existe alguma religião que não pregue a fraternidade, o autruísmo, a solidariedade ???
Como pode então, oportunidades de se praticar arquitetura, de se praticar a solidariedade aparecerem e morrerem pela falta destes "deuses" que insitem em não se manifestarem????
Uma solução???
Propaganda na TV, desconto no imposto de renda (do nossos pais), brinde (ingresso do gurafest???)
...
Como diria um sábio profeta uzebequistanês: "bixo, eu fico puto!!!!", ou seria: "futebol é assim mesmo!"